“A mobilização da imprensa de fora do país é importante. Estão acabando com a história.” MAURÍCIO HORA, FOTÓGRAFO

PROGRAMA DE PROMOÇÃO DE CIDADANIA ATIVA

Projeto: Direito a cidade e Mobilidade urbana. Impacto da Copa de 2014 na região Portuária do Rio de Janeiro

Projeto financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos, que contará com 10 reportagens,enfocando as questões relativas ao transporte da região, usado por seus moradores e trabalhadores que passam pela região e os impactos da Copa sobre a mobilidade destes

A 1ª reportagem do projeto já está em nosso site, em NOTÍCIAS: O teleférico da Providência é um legado da Copa aos moradores?

Aqui, você pode ver o vídeo:

http://youtu.be/omPDZPia-ng

 

A arte da Fotografia, como ferramenta de transformação e mobilização

O Fotógrafo Maurício Hora realizou várias fotos que expressaram a luta dos Moradores da Providência,  como o das “ Casas Marcadas” do Morro da Providência.

 

Fotografias de Protesto

Este projeto visa realizar ensaio e exposição fotográfica com 10 famílias de pessoas  exterminadas pela violência do estado na cidade do Rio de Janeiro.

As exposições seriam realizadas no Espaço Cultural Maurício Hora e nas Comunidades onde estas pessoas moravam.

O projeto pretende trazer á tona a questão da violência policial em um momento onde se discute a desmilitarização do aparato policial depois dos diversos casos de abusos vindos a tona depois das manifestações de junho de 2013.

Personagens historicamente relegados ao porão da história serão vistos e mostrados ao público como seres humanos. Suas dores, histórias, semblantes e sorrisos serão novamente trazidos á tona a fim de sensibilizar a opinião pública para essa importante questão tão vital a construção de um estado democrático.

Atualmente estamos em busca de apoio e patrocínio, para sua execução.

 

Artigos e palestras

A equipe do Favelarte também tem produzido artigos e participado de palestras e mesas redondas com este objetivo.

Palestra  “ Revitalização Urbana”, de  Maurício Hora, no festival Arte Urbana, em 2013

Participação de Maurício Hora,  na Mesa “ Monumentos e escombros”, com Peter Pál Pelbart, Felipe Ribeiro e Clarissa Moreira, no Seminário da Escola do Olhar em 2013.

Palestra de Maurício Hora, sobre a importância da foto turística, no Evento “Novos Olhares”, do curso de Turismo da UFF em 2013.

Palestra de Maurício Hora, na Semana de Consciência Negra, realizada pelo projeto  Levanta Cabeça. Qual é a sua história? Em 2010.

Participação de Maurício Hora na Mesa “ Comunicação Popular e Anti-hegemônica e Políticas Públicas, do curso JPPS  em 2009, com Ripper, Guillermo Planel, Renata Souza e Cláudia Santiago.

Artigo: em nome do Futuro, Rio destrói seu passado, que saiu no New York Times, de Maurício Hora e  Theresa Williamson.