“A mobilização da imprensa de fora do país é importante. Estão acabando com a história.” MAURÍCIO HORA, FOTÓGRAFO

PROGRAMA DE QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E GERAÇÃO DE RENDA

Zona Imaginária: Cooperativa de Artes Visuais

Projeto de geração de emprego e renda através da incubação de uma cooperativa.

Seu objetivo é a promoção do Direito a Profissionalização e ao cooperativismo,  dirigida a artistas da arte visual ( fotógrafos, grafiteiros, cineastas, etc) da cidade do Rio de Janeiro, realizada a partir do núcleo Espaço Cultural Maurício Hora.

Com este objetivo foi iniciada a Cooperativa  Zona Imaginária. Ela é uma cooperativa de Artes Visuais, que tem como objetivo a qualificação profissional e a inserção no mercado de  trabalho de artes visuais, jovens oriundos de diversos cursos  de fotografia, ministrados pelo fotógrafo Maurício Hora desde 1997  e demais artistas das artes visuais que desejam trabalhar de forma coletiva.

Encontra-se em fase inicial, com reuniões para sensibilização dos interessados  e captação de parcerias.

 

Oficinas, Workshops e Cursos de fotografias

Projetos de qualificação profissional em fotografia, que tem como objetivo a promoção do Direito a qualificação Profissional,  destinados a jovens do Morro da providência e arredores, jovens de comunidades, amantes da fotografia, fotógrafos, cinegrafistas amadores e profissionais diversos da área das artes visuais realizado a partir do núcleo Espaço Cultural Maurício Hora.

Até o momento foram realizadas:

  • Um Porto de Cidadania: Oficina de Formação do Olhar e Registro do Cotidiano da Zona Portuária antes do Porto Maravilha, de 2010 a 2012 - Estas  oficinas tiveram como  objetivo oferecer qualificação profissional para jovens moradores do Morro da Providência e arredores.Foram realizadas pelo  Instituto Favelarte, em parceria com a Ação da Cidadania. Contou com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro e ministrado pelo fotógrafo Maurício Hora.
  • Iniciação a Fotografia como linguagem, de 1997 a 2010 - Estas oficinas tiveram como objetivo oferecer qualificação profissional  a jovens do Morro da Providência. Foram realizadas pelo Instituto Favelarte sem apoio financeiro externo e ministradas pelo  fotógrafo Maurício Hora.
  • Workshop de Fotografia de Percurso, de 2012 a 2014 - Estes  workshops tem como objetivo  registrar, fotografar, “enquadrar” e experimentar a arte da fotografia,  percorrendo o Morro da Providência, Morro da Conceição, Morro do Pinto e os Bairros da Saúde, Gamboa e Santo Cristo. Além da qualificação em fotografia, os workshops contam com apresentação das  histórias destes locais e os ângulos possíveis na construção da história de um lugar. Eles são  regulares,  realizados em dois dias e  destinados a amantes da fotografia. São  coordenados pelo fotógrafo Maurício Hora. Alguns foram patrocinados pelo Museu de Arte do Rio (MAR) e outros são realizados a partir do próprio Instituto Favelarte, que abre inscrições para interessados; como também podem ser patrocinados.

 

Turismo Social e étnico - “No Interior do Ser Negro...Quilombo e Favela”

Este projeto pretende possibilitar que moradores do Rio de Janeiro, de outros estados e de outros países possam olhar as comunidades  sob outro prisma. Não apenas como local de exclusão, mas como bairros populares que respiram e vivem cultura, que tem pontos atrativos naturais e que realizam ações sociais.

Seu objetivo é capacitar  jovens moradores das comunidades da região portuária em agentes populares de turismo, tendo uma formação histórico e social de suas comunidades, que possibilitaria que estes tivessem uma remuneração para este trabalho.

Atualmente estamos em busca de apoio e patrocínio, para sua execução.

 

Cobertura de eventos, através da fotografia e vídeos

Este projeto engloba diferentes ações do Instituto Favelarte, tendo como objetivo oferecer os serviços do Instituto a todos aqueles que dele necessitem, através de contratos para cobertura de eventos sócio-políticos, culturais e artísticos; através de sua equipe e dos cooperados da Zona Imaginária.

Para contatar nossos serviços envie um email – atendimento@favelarte.org.br ou nos telefone – (21)222-327 04