“A mobilização da imprensa de fora do país é importante. Estão acabando com a história.” MAURÍCIO HORA, FOTÓGRAFO

Exposições

  • Morro da Favela  - 2014/2008  

Um verdadeiro vitral de fotos da 1ª favela brasileira, com fotos de Maurício Hora.

Esta exposição foi realizada pela primeira vez  na Casa França Brasil, com visitação de  35.000 pessoas. Depois foi  realizada no Espaço Cultural dos Correios em Juiz de Fora, mais tarde em plena Av. Presidente Vargas no Rio de Janeiro e atualmente está no Espaço Cultural Casa Amarela no Morro da Providência.

  • Um Porto de Cidadania – A fotografia como testemunha de transformação - 2012

Esta exposição reuniu 50 fotografias em grandes dimensões, produzidas por 18 jovens de comunidades do centro do Rio, alunos da oficina “Um Porto de Cidadania”, que teve como tema a Zona Portuária, sua história, as comunidades do entorno e o processo de revitalização da área – o Porto Maravilha. Parte das fotos foi afixada na fachada do Centro de Cultura e Cidadania, levando a arte para as ruas. Outras 300 imagens foram projetadas no interior do prédio durante a abertura da exposição. A curadoria foi do fotógrafo Maurício Hora, idealizador e coordenador do projeto, que teve o apoio da Ação da Cidadania. Realizada com o patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro, no Centro de Cultura e Cidadania, na Zona Portuária do Rio.

  • Trabalhadores do Porto - 2010

Exposição realizada no Armazém 18, no  Cais do Porto, onde Maurício Hora retratou o dia a dia dos trabalhadores portuários, catraieiros, estivadores e arrumadores; através da técnica do lambe-lambe,colunas, fachadas de armazéns e silos formaram as molduras da grande galeria “Zona Portuária”.

A proposta foi demonstrar aos trabalhadores e ao público, que as atividades do porto vão muito “além muros” dos armazéns; integram cadeias produtivas e são fundamentais para a história e desenvolvimento da região e cidade do Rio de Janeiro.

  • Favelité - 2005

Exposição realizada no ano do Brasil na França, por Maurício Hora, que  recobriu a estação de Luxemburgo em Paris com as fotos em tamanho real das casas e barracos do Morro da Providência.

  • O Olho da Favela sobre a Cidade - 1998

Exposição realizada na  comemoração do 1° centenário do Morro da Providência, no   Centro Cultural José Bonifácio (CCJB) da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, com fotos de Maurício Hora.  Esta exposição  comemorou  pela primeira vez, o “aniversário da favela”.

  • Mestre Sala dos Mares

    Exposição realizada no Centro Cultural José Bonifácio, da Prefeitura do Rio de Janeiro, sobre João Cândido, líder negro da Revolta da Chibata, por Maurício Hora.

 

Cine Clube Morro da Providência - 2013/2010

Projeto de Promoção do Direito a Cultura, dirigido   aos moradores do Morro da Providência, realizado a partir do núcleo Espaço Cultural Maurício Hora.

O Cine Clube tem como objetivo promover o acesso à cultura cinematográfica aos moradores do Morro da Providência.

Foi realizado quinzenalmente, em parceria com a Ação da Cidadania, Cultura Cine e financiado pelo Ministério da Cultura e Governo Federal.

Atualmente encontra-se em busca de novo patrocínio e/ou apoio.

 

Shows, Saraus de Poesia, Exposição de vídeos e de fotografia - 2013/2008

Projeto  de promoção do direito á cultura e a arte, dirigido aos moradores do Morro da Providência, realizado a partir do núcleo Casa Amarela.

Os Saraus de Poesia e Exposição de vídeos eram realizados quinzenalmente e os shows em datas históricas importantes, como o 1º de maio, o dia de Zumbi e outros.

Atualmente o núcleo da Casa Amarela está com a exposição “ Morro da Favela”. As outras atividades foram suspensas por falta de recursos.

Estamos buscando apoio e patrocínio para estas.

 

Oficinas de música e violão

Projeto de qualificação profissional em música, dirigido á crianças, adolescentes e jovens do Morro da Providência, a ser realizado pelo Núcleo da Casa Amarela.

Estamos buscando apoio e patrocínio para estas.

 

Oficinas de Percussão

Projeto de qualificação profissional em música, dirigido á crianças, adolescentes e jovens do Morro da Providência, a ser realizado pelo Núcleo da Casa Amarela.

Estamos buscando apoio e patrocínio para estas.